Comandante António de Castro Valente recebeu condecoração “Fenix de Honra”

Comandante António de Castro Valente recebeu condecoração “Fenix de Honra”

Cerimónia decorreu na inauguração da nova sede da Liga dos Bombeiros de Portugal

   Sábado dia 9 de outubro de 2021, inauguração da nova sede da Liga dos Bombeiros de Portugal LBP, na freguesia do Lumiar, Lisboa, pelo senhor Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Bispo Auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar que procedeu à bênção. Será dos últimos atos que o Comandante Jaime Marta Soares, como Presidente da Liga, uma vez que no dia 30 do corrente mês vai decorrer o 44º Congresso Ordinário da Liga, na cidade de Santarém, onde vai ser eleito o novo Presidente que substituirá o atual, depois de 12 anos à frente da Confederação das Associações de Bombeiros Voluntários do País. Com a presença de vários membros do Governo e representantes da Câmara Municipal e Junta de Freguesia anfitriã, foram feitos os diversos discursos da ocasião tendo começado o Comandante Marta Soares fazendo um discurso, e aproveitando a presença do Ministro da Administração Interna e secretários de Estado da A Interna, Saúde e dirigentes do INEM e outros, em que abordou os muitos problemas pelos quais os Bombeiros Portugueses passaram e que foram resolvidos nestes doze anos da sua presidência e outros que ainda estão em agenda para serem resolvidos, como que deixando um recado aos governantes e aos futuros dirigentes da Liga, para não baixarem os braços e continuarem todo um processo reivindicativo de melhores condições materiais e sociais para as Associações e para os Bombeiros e Bombeiras deste País.

   Depois falou o MAI que teceu as suas considerações face aos difíceis anos que aconteceram com épocas de incêndio, catástrofes, mortes e como todos concorreram para a resolução e minimização das suas consequências.

   Por fim falou o senhor Presidente da República que teceu vários elogios ao Presidente da Liga

e à sua maneira “sui generis” de estar e tratar os muitos problemas dos Bombeiros, agradeceu o empenho posto para a resolução dos mesmos pelo Comandante Marta Soares.

   A Liga distinguiu 16 personalidades com a condecoração “Fenix de Honra”, que tem por finalidade galardoar a prática de atos e serviços altamente relevantes para as Associações e Bombeiros, pessoas ligadas às Associações, Comandantes do Quadro de Honra, antigos dirigentes, Presidentes de Câmara. Por sugestão do Senhor Presidente da República as condecorações foram entregues pelo Comandante Marta Soares, achando que o dia era de festa para o Presidente da Liga e por isso fazia todo o sentido ser ele a entregar as condecorações.

   De entre os agraciados estava o Comandante do Quadro de Honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, Comandante António de Castro Valente que dedicou 40 anos à causa dos Bombeiros, foi Presidente da Federação dos Bombeiros Distrito Aveiro e integrou os órgãos da Liga dos Bombeiros Portugueses. Todos os agraciados foram cumprimentados e felicitados pelo Senhor Presidente da República no final da cerimónia.

   A Associação H. dos Bombeiros de Estarreja foi convidada para este ato, face ao seu presidente ser vice-presidente do Conselho Executivo da Liga, fez-se representar pelo Comandante Joaquim Rebelo e pelo Tesoureiro António Manuel Vidal.

   Damos os Parabéns ao Comandante Castro Valente pelo reconhecimento de toda uma vida dedicada aos seus Bombeiros, com votos de muita saúde.

 

segunda, 11 de outubro, 2021