História

Orgão Sociais

Os Estatutos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Estarreja apenas foram aprovados em definitivo em 1938, altura em que foram eleitos os primeiros órgãos sociais da Instituição, embora a data oficial para o nascimento dos Bombeiros de Estarreja tenha ocorrido em 1924, 13 de Julho.

A constituição legal só teria lugar a 23 de Novembro de 1938, com a aprovação dos estatutos da associação, por parte do José D’Almeida Azevedo, Governador Civil de Aveiro.

O “Povo de Pardilhó”, de 18 de Fevereiro de 1939 dá nota disso mesmo:

“Os Bombeiros de Estarreja são uma corporação que tem já no Concelho um nome respeitável: criaram esse nome os mesmos Bombeiros em rasgos de arrojo e dedicação, em que provaram os grandes benefícios que prestam á causa pública. Foram agora publicados os seus Estatutos, devidamente aprovados. Agradecemos o exemplar que nos foi enviado”.

O Dr. Eduardo Alberto da Costa foi o último presidente da Comissão Administrativa dos Bombeiros de Estarreja, sendo também eleito como primeiro presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, vindo a tomar posse nessa função em 1939. Alberto Augusto Figueiredo Vidal foi o primeiro presidente da Assembleia-Geral e Arnaldo Sá dos Reis foi o primeiro presidente do Conselho Fiscal.