Orgão Sociais
Os Estatutos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Estarreja apenas foram aprovados em definitivo em 1938, altura em que foram eleitos os primeiros órgãos sociais da Instituição, embora a data oficial para o nascimento dos Bombeiros de Estarreja tenha ocorrido em 1924, 13 de Julho.
A constituição legal só teria lugar a 23 de Novembro de 1938, com a aprovação dos estatutos da associação, por parte do José D’Almeida Azevedo, Governador Civil de Aveiro.
O “Povo de Pardilhó”, de 18 de Fevereiro de 1939 dá nota disso mesmo:
“Os Bombeiros de Estarreja são uma corporação que tem já no Concelho um nome respeitável: criaram esse nome os mesmos Bombeiros em rasgos de arrojo e dedicação, em que provaram os grandes benefícios que prestam á causa pública. Foram agora publicados os seus Estatutos, devidamente aprovados. Agradecemos o exemplar que nos foi enviado”.
O Dr. Eduardo Alberto da Costa foi o último presidente da Comissão Administrativa dos Bombeiros de Estarreja, sendo também eleito como primeiro presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, vindo a tomar posse nessa função em 1939. Alberto Augusto Figueiredo Vidal foi o primeiro presidente da Assembleia-Geral e Arnaldo Sá dos Reis foi o primeiro presidente do Conselho Fiscal.