Os Bombeiros Voluntários de Estarreja, representados por Marco Braga, Presidente da Direção, Amílcar Pereira, Vice-Presidente, Joaquim Rebelo, Comandante e Ricardo Silva, Adjunto de Comando, deslocaram-se a Mineola, nos Estados Unidos da América, com o objetivo de conhecer as comunidades portuguesas lá residentes e a realidade dos Bombeiros naquele país.
A delegação, que contou também com Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, foi recebida por o “mayor” de Mineola, Paulo Pereira, natural de Veiros, que levou a efeito uma ação de angariação de fundos a favor do campo de treinos dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. O evento decorreu no salão nobre da Portuguese Heritage Society, em Mineola, Nova Iorque. De acordo com a organização, foram recolhidos mais de vinte mil dólares para os soldados da paz estarrejenses.
Marcaram ainda presença o senador estadual Jack Martins, o vereador Dennis Walsh, do município de Hempstead do Norte, a supervisora Jennifer DeSena, a ex-deputada de Emigração Maria João Ávila e o Presidente do “Lusitano”, José Morais e vários elementos dos Bombeiros Voluntários de Mineola.
Na ocasião, ficou o convite para que os “soldados da paz” de Mineola marquem presença na festa do centenário da corporação de Estarreja, em 2024, fortalecendo-se assim o programa de intercâmbio que já une os dois municípios.
O ‘mayor’ Paul Pereira entregaria ainda a Chave do Município de Mineola ao seu homólogo de Estarreja, Diamantino Sabina, tendo a comitiva dos B.V.E. trocado galhardetes com os colegas de profissão.
A noite terminaria com a atuação de Alberto Ipanema.