Tomou posse no dia nove de outubro o novo adjunto de comando. Ricardo Silva, ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, assumiu o cargo passando a ser um dos braços direitos do Comandante Joaquim Rebelo. A cerimónia do ato de posse foi simples, devido à situação que atravessamos, mais cheia de emoção.
“O Chefe Ricardo cedo iniciou o seu percurso no mundo dos Bombeiros, tendo entrado para a Corporação em 1998, com apenas 18 anos, na categoria de cadete. Completou com distinção o curso de instrução inicial de Bombeiro, passando por todas as categorias de bombeiro até ao posto de Chefe e, no seu percurso, sempre revelou competências técnicas e empenho em todas a missões” referiu Joaquim Rebelo, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Estarreja acrescentando que “sabemos que é este o momento certo para atribuir mais esta responsabilidade devido às exigências impostas pela atividade diária que temos tanto a nível operacional, como de transportes não urgentes e formação interna e externa. É fundamental que haja um comando forte e coeso para que sejamos capazes de agilizar todos os processos em curso e responder de forma célere ao que de nós é esperado”.
Para todos os efeitos “o Ricardo já estava a exercer as funções que lhe foram atribuídas porque as necessidades não se compadecem da disponibilidade do calendário” e a situação de pandemia atrasou o ato de posse que acabou por decorrer na passada sexta-feira, nove de outubro.
Marco Braga, Presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, realçou o trabalho de Ricardo Silva. “O Ricardo sempre foi bombeiro, não teve outra profissão e merece este reconhecimento de todos nós, pelo esforço e dedicação a esta causa. Para além dele a família também já está neste quartel. A esposa é bombeira, o filho começa a seguir os seus passos e vamos ver como será com a filha!”.
“Hoje também é dia de realçar o trabalho de todos os elementos deste quartel que passaram ao Quadro de Honra, entre eles o Alfredo Valente que termina hoje o seu percurso no quadro ativo. Temos que agradecer a todos eles pelo trabalho, pela dedicação e pelos ensinamentos que passaram aos mais novos, entre eles o Ricardo” referiu Marco Braga.
A Segunda Comandante Distrital da Proteção Civil, Paula Ramos, deu os parabéns ao Ricardo e falou da amizade que os liga. “Somos amigos há vários anos e esta é uma promoção mais que merecida pelo trabalho e amor a esta causa que o Ricardo sempre demostrou!”
A Câmara Municipal esteve representada por João Alegria, Vereador da Proteção Civil que congratulou o recém promovido a Adjunto do Comando, Ricardo Silva, e Alfredo Valente, novo elemento do Quadro de Honra e afirmou que os Bombeiros Voluntários de Estarreja podem contar sempre com a autarquia estarrejense.
Ricardo Silva agradeceu à família pela paciência e compreensão ao longo destes anos mas deixa um agradecimento especial ao Chefe António Valente, atualmente no Quadro de Honra, “porque foi o mentor do meu percurso aqui nos Bombeiros Voluntários de Estarreja. Foi com ele que aprendi quase tudo o que sei e por esse motivo só me resta agradecer por tudo!”.
Assim sendo, o Quadro de Comando dos Bombeiros Voluntários de Estarreja está neste momento com três elementos. O Comandante Joaquim Rebelo e os dois Adjuntos de Comando Daniel Silva e agora Ricardo Silva.
Alfredo Valente passa ao Quadro de Honra
Ao fim de 44 anos de serviço na Corporação dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, Alfredo Valente termina o seu percurso no Quadro Ativo devido ao limite de idade. Foi uma vida dedicada aos Soldados da Paz estarrejenses que lhe reconheceram o mérito e a amizade.
“É motivo de orgulho podermos contar com a boa vontade de homens deste calibre e por isso o Comando reconhece todo o teu desempenho ao longo de tantos anos, em que esteve sempre presente e pronto para tudo o que era solicitado” referiu Joaquim Rebelo.
Este é um novo ciclo nos Bombeiros Voluntários de Estarreja que têm agora um novo elemento no Quadro de Comando.