Ricardo Silva é o novo adjunto dos Bombeiros Voluntários de Estarreja

Ricardo Silva é o novo adjunto dos Bombeiros Voluntários de Estarreja

Tomada de posse decorreu no passado dia nove de outubro no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. Foi também dia de passagem ao quadro de honra de Alfredo Valente.

   Tomou posse no dia nove de outubro o novo adjunto de comando. Ricardo Silva, ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, assumiu o cargo passando a ser um dos braços direitos do Comandante Joaquim Rebelo. A cerimónia do ato de posse foi simples, devido à situação que atravessamos, mais cheia de emoção.

   “O Chefe Ricardo cedo iniciou o seu percurso no mundo dos Bombeiros, tendo entrado para a Corporação em 1998, com apenas 18 anos, na categoria de cadete. Completou com distinção o curso de instrução inicial de Bombeiro, passando por todas as categorias de bombeiro até ao posto de Chefe e, no seu percurso, sempre revelou competências técnicas e empenho em todas a missões” referiu Joaquim Rebelo, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Estarreja acrescentando que “sabemos que é este o momento certo para atribuir mais esta responsabilidade devido às exigências impostas pela atividade diária que temos tanto a nível operacional, como de transportes não urgentes e formação interna e externa. É fundamental que haja um comando forte e coeso para que sejamos capazes de agilizar todos os processos em curso e responder de forma célere ao que de nós é esperado”.

   Para todos os efeitos “o Ricardo já estava a exercer as funções que lhe foram atribuídas porque as necessidades não se compadecem da disponibilidade do calendário” e a situação de pandemia atrasou o ato de posse que acabou por decorrer na passada sexta-feira, nove de outubro.

   Marco Braga, Presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, realçou o trabalho de Ricardo Silva. “O Ricardo sempre foi bombeiro, não teve outra profissão e merece este reconhecimento de todos nós, pelo esforço e dedicação a esta causa. Para além dele a família também já está neste quartel. A esposa é bombeira, o filho começa a seguir os seus passos e vamos ver como será com a filha!”.

   “Hoje também é dia de realçar o trabalho de todos os elementos deste quartel que passaram ao Quadro de Honra, entre eles o Alfredo Valente que termina hoje o seu percurso no quadro ativo. Temos que agradecer a todos eles pelo trabalho, pela dedicação e pelos ensinamentos que passaram aos mais novos, entre eles o Ricardo” referiu Marco Braga.

   A Segunda Comandante Distrital da Proteção Civil, Paula Ramos, deu os parabéns ao Ricardo e falou da amizade que os liga. “Somos amigos há vários anos e esta é uma promoção mais que merecida pelo trabalho e amor a esta causa que o Ricardo sempre demostrou!”

   A Câmara Municipal esteve representada por João Alegria, Vereador da Proteção Civil que congratulou o recém promovido a Adjunto do Comando, Ricardo Silva, e Alfredo Valente, novo elemento do Quadro de Honra e afirmou que os Bombeiros Voluntários de Estarreja podem contar sempre com a autarquia estarrejense.

   Ricardo Silva agradeceu à família pela paciência e compreensão ao longo destes anos mas deixa um agradecimento especial ao Chefe António Valente, atualmente no Quadro de Honra, “porque foi o mentor do meu percurso aqui nos Bombeiros Voluntários de Estarreja. Foi com ele que aprendi quase tudo o que sei e por esse motivo só me resta agradecer por tudo!”.

   Assim sendo, o Quadro de Comando dos Bombeiros Voluntários de Estarreja está neste momento com três elementos. O Comandante Joaquim Rebelo e os dois Adjuntos de Comando Daniel Silva e agora Ricardo Silva.

 

Alfredo Valente passa ao Quadro de Honra

   Ao fim de 44 anos de serviço na Corporação dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, Alfredo Valente termina o seu percurso no Quadro Ativo devido ao limite de idade. Foi uma vida dedicada aos Soldados da Paz estarrejenses que lhe reconheceram o mérito e a amizade.

   “É motivo de orgulho podermos contar com a boa vontade de homens deste calibre e por isso o Comando reconhece todo o teu desempenho ao longo de tantos anos, em que esteve sempre presente e pronto para tudo o que era solicitado” referiu Joaquim Rebelo.

   Este é um novo ciclo nos Bombeiros Voluntários de Estarreja que têm agora um  novo elemento no Quadro de Comando.

  

terça, 13 de outubro, 2020