Os Bombeiros Voluntários de Estarreja receberam hoje, pela mão de António Valente, vice-presidente da Associação Portuguesa de Walferdange, associação criada por portugueses no Luxemburgo, quatro cadeiras de rodas. Segundo António Valente, natural de Estarreja, a Associação já entregou cerca de 200 mil euros em donativos para Portugal, Cabo Verde entre outros países mas com a pandemia a angariação de fundos tem sido mais complicada. Normalmente as festas organizadas por esta associação coletam fundos que depois servem de donativos a quem mais precisa. Com a vida em suspenso devido à COVID-19 a Associação Portuguesa de Walferdange meteu mãos à obra e começou a pensar em soluções para conseguir continuar a fazer o seu papel. “Estas cadeiras de rodas foram oferecidas por uma empresa que fornece material hospitalar. As cadeiras estão novas, praticamente não foram usadas e não tinha utilidade para a empresa. O nosso papel foi recolher o material e distribuir por quem mais necessita” referiu António Valente.
O próximo passo dado por António Valente para ajudar os Bombeiros Voluntários de Estarreja é criar uma parceria entre a Proteção Civil do Luxemburgo e a corporação. Joaquim Rebelo, Comandante dos Soldados da Paz Estarrejenses agradeceu a ajuda e referiu que já não é a primeira vez que recebem donativos da Associação Portuguesa de Walferdange. “Para além das cadeiras de rodas a Associação já enviou fatos Nomex para os Bombeiros Voluntários de Estarreja e agora o próximo passo é o protocolo com vista a trocar ideias e conhecimentos, fazendo de alguma forma um intercâmbio entre as duas forças de Proteção Civil”
Joaquim Rebelo termina dizendo que “é de agradecer aos nossos emigrantes que continuam a olhar por nós, pelos Bombeiros de Portugal”.
Em nome dos Bombeiros Voluntários de Estarreja só nos resta agradecer! MUITO OBRIGADA!